Sobre o Amor-Exigente
Desde 1984, a ONG Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e às pessoas com comportamentos inadequados. Através de um eficiente programa de auto e mútua ajuda, o Amor-Exigente desenvolve preceitos para a reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida. Como diz o seu lema: torná-las CADA VEZ MELHOR!
Este programa, que há mais de 3 décadas funciona e dá certo, é praticado por meio de 12 Princípios Básicos, 12 Princípios Éticos, Espiritualidade Pluralista e Responsabilidade Social, através de reuniões semanais, cursos e palestras, sempre com a dedicação e comprometimento dos milhares de voluntários espalhados por todo o Brasil, Argentina, Uruguai, Itália e Estados Unidos.
Visando maior abrangência do seu movimento de proteção social, o Amor-Exigente expandiu seu programa, dando origem a ações especiais destinadas a públicos específicos: Prevenção – visa desestimular a experimentação e uso de tabaco, álcool e outras drogas através de uma abordagem educativa junto a pais, avós e professores para ajudar na formação de seus filhos, netos e alunos; Sobriedade – esse trabalho com abordagem distinta, destina-se especialmente às pessoas em processo de recuperação pelo uso e abuso de álcool e outras drogas; Amor-Exigentinho e Amor-Exigenteen – proposta voltada para o público infanto-juvenil que utiliza o Programa Amor-Exigente (PAE) de forma lúdica, clara e objetiva, visando auxiliá-lo a adotar atitudes responsáveis e saudáveis; Sempre É Tempo – focado nos adultos da Maior Idade que muitas vezes passam pela “síndrome do ninho vazio” ou com o desafio de cuidar dos netos enquanto os pais trabalham e/ou estudam; e Cônjuges – destinados a pessoas em relacionamentos amorosos com usuários de álcool e outras drogas.
Sobre a FEAE
A FEBRAE – Federação Brasileira de Amor-Exigente – teve sua fundação instituída em 18 de novembro de 1984. Surgiu da necessidade de congregar os grupos que vinham atuando na linha do Programa Amor-Exigente (AE), de modo a favorecer maior eficiência e melhores resultados.
Com o alto nível de credibilidade do Programa, mais e mais grupos de ajuda mútua, para dependentes químicos e familiares, foram-se instalando. Assim, para preservar a integridade da proposta de trabalho com Amor-Exigente, sua linha de funcionamento e objetivos, foi instituída a FEBRAE.
Em 2009, com a criação do Novo Estatuto, o nome da federação mudou para FEAE – Federação de Amor-Exigente , acolhendo assim os grupos que nasceram fora do país e ampliando as fronteiras para a atuação do movimento. A sede da FEAE é em Campinas, SP.
Sobre o Amor-Exigente de José Bonifácio
No dia 30 de setembro de 1998, houve a primeira reunião de Amor-Exigente em José Bonifácio, realizada pelos voluntários do Amor-Exigente de Votuporanga-SP, convidados pela Professora Maria Helena Garcia. Compareceram nessa reunião os assistentes sociais da Prefeitura e representantes dos setores da comunidade. Em OUT/2000, com a elaboração do Estatuto Social, fundou-se a Associação Amor-Exigente de José Bonifácio – AEJOB, a qual está filiada à Federação de Amor Exigente – FEAE.
A associação tem por finalidade acolher, promover e reinserir na sociedade, dependentes de álcool e outras drogas, através de orientação, prevenção e apoio às famílias e pessoas com desajustes sociais, propiciando aos mesmos o vínculo familiar, procurando torná-los úteis à sociedade. Será também objeto de amparo toda e qualquer família em sentido amplo, com problemas de relacionamento e desajustes de qualquer natureza entre seus membros.
A AEJOB está sediada no município de José Bonifácio-SP, na Avenida 9 de Julho, 1892 – Centro, CEP 15200-000.
Telefone: (17) 3245-5264
WhatsApp: (17) 3245-5264
Email: amorexigentejob@yahoo.com.br
Reuniões semanais:
- Segundas-feiras, às 19:30h – Família, Sobriedade e Amor-Exigentinho
- Quintas-feiras, às 15h – Sempre É Tempo
- Terças-feiras, às 17h – Atividade Extra: Ensaio Coral
Veja abaixo nossa apresentação em PDF:
Quer baixar este PDF? Faça o download clicando aqui.